Fone:

Informações Técnicas

A Importância da Calagem

A análise do solo é a "ferramenta" básica para identificar a necessidade de calagem em uma área, com vistas à correção da acidez, diminuição da toxidez de alumínio e correção das deficiências de cálcio e magnésio – os quais são problemas comuns em um grande número de solos no Brasil.

É necessário, entretanto, que certos princípios básicos sejam considerados para tornar a prática da calagem a mais eficiente possível.

A cada 2 ou 3 anos, todo produtor deve fazer a análise de solo. A acidez do solo deve ser corrigida com calcário sempre que o PH do solo for menor do que 5,5 no sistema plantio direto e 6,0 no sistema convencional, ou saturação de bases for menor de 60%.

A correção da acidez deve ser feita antes de iniciar o plantio direto. O calcário pode ser aplicado em superfície. No entanto, se solo estiver compactado, é aconselhável fazer uma subsolagem. No sistema convencional, o calcário deve ser incorporado na camada de 0-20 cm.

A parceria da produtividade

O calcário é utilizado para elevar o ph do solo (corrigir a acidez do solo), neutralizar o alumínio, adubar as plantas com cálcio e magnésio. Em solos corrigidos temos melhor aproveitamento de adubos aplicados e também um aumento de microorganismos, que atuam beneficamente em várias funções no solo.

Época de aplicação

Cada cultura e cada tipo de calcário tem uma técnica e época correta para aplicação. Recomendamos que seja consultado um agrônomo ou técnico, e que seja feita análise do solo onde pretende-se aplicar o calcário. A análise, mais a definição da cultura que será plantada na área, indicarão a quantidade de calcário necessária.

Como usar o calcário

É bom lembrar que o efeito do calcário se dá pelo contato entre partícula de calcário e partícula de solo, assim os efeitos da calagem dependem de uma boa mistura do calcário com o solo, isto em regiões onde não se usa o sistema de plantio direto, em regiões onde o plantio direto é comum, pode se utilizar a calagem de cobertura sem a incorporação do mesmo. Há um consenso que o sucesso do plantio direto depende da correção prévia de camadas mais profundas do perfil do solo, antes de se iniciar este sistema de manejo, com o objetivo de permitir um enraizamento mais profundo das plantas. Consulte um agrônomo de sua região, especializado na cultura a ser plantada.

Classificação da Acidez com Base no pH

  • pH maior que 7,0 SOLO ALCALINO
  • pH igual à 7,0 SOLO NEUTRO
  • pH menor que 7,0 SOLO ÁCIDO
  • pH igual à 6,5 SOLO COM LIGEIRA ACIDEZ
  • pH entre 5,0 e 6,0 SOLO COM ACIDEZ MÉDIA
  • pH menor que 5,0 SOLO COM ACIDEZ ALTA
  • Tabela de Classificação do Calcário

Tipos de Calcário

  • Calcário Calcítico = MgO < 5,0%
  • Calcário Magnesiano = 5,0
  • Calcário Dolomítico = MgO > 12,0%

Endereço:

204 Sul, Avenida LO-3, S/N, Lote 2, Qi 17

Palmas - Tocantins

77.020-464

Clique para visualizar

Telefone:

+ 55 63 3213-1630